Como Dar Tiros De Insulina

Diabetes é uma doença grave que requer muita atenção e tratamento diário. Se você está cuidando de um parente que está envelhecendo ou doente ou de uma criança que tem a doença, o controle do diabetes pode ser um dos seus deveres. Você terá que verificar os níveis de açúcar no sangue dessa pessoa e garantir que ele receba uma dieta saudável. E se ele precisar de injeções de insulina, você terá que aprender a usar uma agulha.

Injetar remédios pode ser uma tarefa difícil para quem não é um profissional médico, mas inúmeros cuidadores descobriram que estão aptos para o trabalho. O médico do seu parente deve dar-lhe instruções completas, incluindo que tipo de insulina usar, quanto injectar e com que frequência injectá-lo. (A maioria das pessoas que precisam de insulina recebe pelo menos dois tiros por dia.) Verifique com seu médico se tiver alguma dúvida sobre o manuseio da insulina ou o uso de uma agulha. Aqui está uma visão geral básica para ajudá-lo a permanecer no caminho certo.

Manipulação de insulina

Como muitos outros medicamentos, a insulina é sensível a mudanças na temperatura. Nunca congelar insulina ou permitir que aqueça colocando-a sob luz solar direta. Se você comprar mais de uma garrafa de cada vez, verifique as datas de validade antes de sair da farmácia para ter certeza de que nenhuma expirará antes de usá-las. Um frasco aberto de insulina pode ser deixado à temperatura ambiente por até 30 dias. Mantenha as garrafas fechadas na geladeira. As injeções frias podem ser desconfortáveis; portanto, antes de dar uma, retire a garrafa de insulina da geladeira e deixe o líquido atingir a temperatura ambiente. Não use insulina depois de ter estado à temperatura ambiente durante mais de 30 dias. Além disso, não use insulina após a data de expiração. Essas são diretrizes gerais de armazenamento, mas as formulações variam, portanto, leia o folheto informativo do produto com cuidado.

Antes de administrar uma injeção, observe a insulina para se certificar de que parece normal.

Existem vários tipos de insulina: de ação rápida, de ação curta, intermediária (basal) e de ação prolongada.

A insulina de ação rápida é o tipo que começa a funcionar em 15 minutos e dura várias horas (geralmente menos de cinco), como insulina lispro (Humalog), insulina aspártico (Novolog) ou insulina glulisina (Apidra). Deve ser claro e não precisa ser misturado.

Insulina de ação rápida ou regular (Humulin ou Novolin), começa a trabalhar dentro de 30 a 60 minutos e geralmente dura cerca de cinco a oito horas. Também é claro.

Insulina intermediária – o tipo que leva duas ou mais horas para chutar, mas dura cerca de 10 a 16 horas (como NPH) – deve ser nublado, mas não deve ter aglomerados ou cristais.

Lantus (insulina glargina) e Levemir (insulina detemir) são ambas insulinas de ação prolongada. Eles podem durar até 26 horas e são claros na aparência.

Não importa qual medicação você tenha, se a insulina não parecer correta, convém ligar para um farmacêutico para discutir o assunto antes de usá-lo. Se você não conseguir responder às suas perguntas, jogue fora.

Se você estiver usando insulina de ação intermediária, terá que misturar gentilmente o produto antes de administrar a injeção. Simplesmente role a garrafa algumas vezes entre as palmas das mãos. Não agite a garrafa, porque agitar pode causar aglomerados.

Preparando-se para a injeção

Reúna tudo o que você precisa: o frasco de insulina, uma seringa com uma agulha nova, um algodão embebido em álcool (ou uma bola de algodão embebida em álcool) e um recipiente plástico opaco para serviços pesados ​​com uma tampa para descartar a seringa e agulha. voce terminou. É uma boa ideia manter os materiais juntos em um “kit de insulina”.

Lave bem as mãos e você está pronto para começar.

Enchendo a seringa

Limpe a tampa de borracha da garrafa de insulina com álcool.

Antes de enfiar a agulha na insulina, puxe o êmbolo para encher a seringa com ar. A quantidade de ar na seringa deve corresponder à quantidade de insulina que você precisa injetar. Se você vai dar ao seu familiar cinco unidades de insulina, por exemplo, retire o êmbolo até ter cinco unidades de ar.

Cole a agulha através da tampa de borracha e no topo da garrafa.

Pressione o êmbolo para injetar o ar no frasco.

Vire o frasco de cabeça para baixo, certificando-se de que a ponta da agulha esteja na insulina.

Puxe o êmbolo lentamente até ter um pouco mais de insulina do que o necessário para a sua dose.

Verifique a seringa quanto a bolhas de ar, segurando-a para cima e batendo suavemente. As bolhas devem subir em direção ao frasco de insulina. (É por isso que você precisa virar a garrafa de cabeça para baixo). Empurre o êmbolo o suficiente para lavar as bolhas, e agora você deve ter a quantidade certa de insulina na seringa. Verifique novamente para ter certeza de que você tem a dosagem correta. Tire a agulha da garrafa.

Fazendo a injeção

Primeiro, escolha um local para a injeção. A barriga, a parte de trás dos braços, as nádegas superiores e as coxas externas são boas opções. No entanto, evite o raio de 2 polegadas ao redor do umbigo, que não absorve também. Pergunte ao seu médico e seu parente se eles têm alguma preferência. Consulte também o seu médico para aconselhamento sobre locais de injeção rotativos, o que pode ajudar a prevenir nódulos duros ou espessamento da pele onde a insulina é injetada.

Quando você escolher um site, limpe-o com álcool. Deixe secar bem.

Aperte cerca de uma polegada de pele. Isso irá garantir que você não injetar em um músculo. Segure a agulha em um ângulo de 90 graus em relação à pele e empurre-a completamente. Se a pessoa é tão magra que você não consegue obter uma polegada inteira de pele, você pode ter que inserir a agulha em um ângulo de 45 graus. O objetivo é manter a agulha na pele, não no músculo.

Uma vez que a agulha esteja no lugar, empurre lentamente o êmbolo para injetar a insulina. Depois que o êmbolo estiver completamente deprimido, segure a agulha no lugar por cinco segundos antes de retirá-la. Isso garante a entrega completa da insulina. Pressione o local da injeção suavemente por alguns segundos para evitar que a insulina vaze. Se você está dando tiros a uma criança, pergunte-lhe se injetar a insulina mais devagar ou mais rápido é mais confortável para ele.

Descarte a agulha e a seringa em uma caixa plástica opaca e resistente com uma tampa bem fechada. (O seu médico ou hospital poderá fornecer-lhe um “recipiente de objectos cortantes” para agulhas e seringas usadas. Também poderá adquirir uma na sua farmácia.) Quando a caixa estiver cheia, contacte a empresa de resíduos local para obter instruções sobre descarte de resíduos médicos, como seringas usadas, pois sua área pode ter regulamentações específicas.

Tudo isso pode ser muito para lembrar, então repassar as técnicas de injeção e os diferentes sistemas de injeção com um educador de diabetes pode ser muito útil para qualquer pessoa responsável por injeções de insulina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s